Introdução

A atividade de orçamentação de uma empresa de construção é um dos aspetos mais importantes na sua organização e sustentabilidade. A qualidade e rigor com que os orçamentos são desenvolvidos, aliados à rapidez e eficácia na sua elaboração, são fatores determinantes para o sucesso da organização. A utilização de um sistema informático especializado para o desenvolvimento dos orçamentos e propostas, adequado à área da construção, permite aos gestores e técnicos retirar inúmeras vantagens relativamente aos métodos informáticos mais convencionais.

Centralização da Informação

A utilização de uma Base de Dados de apoio à orçamentação apresenta várias vantagens, desde a consistência dos preços usados nas várias propostas apresentadas, até à possibilidade de reutilizar preços dos recursos e composição das atividades em futuros orçamentos, evitando assim a repetição do trabalho. A manutenção de uma base de trabalho da empresa, transversal a todos os utilizadores da organização, reflete os preços de referência da empresa e a composição das principais atividades usadas na orçamentação.

Facilidade e Rapidez

A orçamentação inicia-se com a lista de preços unitários, que pode facilmente ser importada de um ficheiro externo, a partir de um orçamento anterior, ou introduzida manualmente. A lista de trabalhos pode ainda ser importada de outro orçamento ou da Base de Dados, obtendo facilmente uma lista com os preços compostos já criados. As medições podem ser desenvolvidas na aplicação, de modo manual ou por medição direta a ficheiros DWF ou PDF. A introdução de preços pode ser efetuada diretamente a partir da base de dados, utilizando os recursos e a composição de atividades já pré-existentes, ou introduzindo novos recursos e atividades.

Automatização dos Processos

O Visualorc oferece um conjunto de funcionalidades para melhorar o desempenho e tornar as tarefas de orçamentação automatizadas, tais como a seleção inteligente do grupo de preços em função o histórico do utilizador, a criação automática de preços de subempreitadas, a criação automática de preços compostos com novo material e conjunto de recursos de mão-de-obra, entre muitos outros.

Análise e Otimização

A todo o instante, a aplicação fornece informação detalhada sobre as quantidades totais de recursos utilizados no orçamento, o que permite o ajuste do respetivo preço com vista à sua otimização. A alteração do preço de um recurso será de imediato propagada em todo o orçamento, atualizando os preços unitários que possuem esse recurso. A análise da curva ABC do orçamento fornece detalhes sobre os recursos com mais peso no orçamento, o que possibilita uma análise hierárquica da sua estrutura de custos e o seu ajustamento e otimização. A introdução de margens no orçamento pode ser efetuada por vários métodos, desde a introdução individual por artigos até à globalidade do orçamento. A aplicação inclui ainda funcionalidades para introdução de margens por capítulos e por margens diferenciais – margens variáveis por artigo em função do tipo de recurso utilizado.

Inovação e Desenvolvimento

Fruto de mais de vinte anos de desenvolvimento e utilização em empresas de construção civil e áreas afins, o Visualorc está em constante atualização na busca de novas funcionalidades que visem a otimização da experiência do utilizador.