Introdução

Planear a obra desde a fase de orçamentação até à sua execução acrescenta elevada rentabilidade da utilização dos recursos, controle de prazos e consequentemente redução dos custos.

Planear na Orçamentação

Na fase de orçamentação, as organizações têm necessidade de efetuar um planeamento inicial da obra, muitas vezes seguindo as regras especificas do concurso. O visualorc possibilita o desenvolvimento do planeamento de forma rápida, agregando as informações provenientes da orçamentação na criação do plano de trabalhos, memória descritiva, plano de mão-de-obra, de equipamentos e de pagamentos. O planeamento é efetuado pelo método de Pert, determinando automaticamente as folgas e o caminho crítico.

Planeamento em fase de Obra

A variabilidade das condições de execução da obra origina a necessidade de ajuste e replaneamento dos trabalhos. A aplicação permite a criação das várias versões do planeamento, ajustando automaticamente a distribuição dos recursos ou os prazos de consultas, compras e subempreitadas. Desta forma é possível manter atualizado um planeamento real da obra e retirar todas as suas informações e vantagens

Planear os Recursos

Os recursos de mão-de-obra e os equipamentos são atribuídos às tarefas do planeamento, obtendo-se a sua carga temporal. A definição de equipas na base de dados, constituídas por recursos de mão-de-obra e equipamentos, facilita a atribuição do conjunto de recursos para as tarefas mais recorrentes do planeamento. Os recursos podem ainda ser distribuídos uniformemente nas tarefas do planeamento, ou atribuída a propriedade de permanente, como por exemplo nas tarefas de estaleiro, ficando assim afetas à obra durante todo o seu período.

Cronograma Financeiro

O plano de pagamentos e cronograma financeiro é obtido automaticamente a partir dos valores do orçamento, para os capítulos definidos, sem necessidade de intervenção do utilizador. A distribuição dos valores nas tarefas é efetuada de modo uniforme ao longo do prazo da tarefa, ou atribuída uma distribuição não uniforme, para ajustar às atividades de faturação não uniforme. A aplicação permite ainda a distribuição do valor do capítulo ao longo de toda a obra, para corresponder, por exemplo, às tarefas do estaleiro.

Memória Descritiva

A partir de textos armazenados da base de dados, editáveis pelo utilizador, o Visualorc constrói a memória descritiva, interligando os textos às tarefas do planeamento. A aplicação adiciona informação sobre as datas e tempos de execução da tarefa e os recursos de mão-de-obra e equipamentos que lhes foram atribuídos. Deste modo obtém-se de forma simples e rápida uma memória descritiva completa e interligada com os restantes dados do planeamento.

Planear as Compras

As compras de materiais e a adjudicação das subempreitadas são tarefas fundamentais na gestão de obra e só é possível cumprir prazos se estas forem atempadamente programadas. Em fase de execução, são atribuídas a cada tarefa do planeamento as respetivas compras necessárias. A cada compra é ainda definido o prazo necessário para consulta e o prazo para adjudicação ou fornecimento. À medida que as consultas e as compras são efetuadas, é efetuado o respetivo registo na aplicação. Desta forma obtém-se a qualquer momento um relatório de compras detalhado, ordenado por datas, que contém informação sobre as datas limite de consultas e compras, quais as datas já ultrapassadas ou as cuja data limite se avizinha. Com o Visualorc, o planeamento passa a ser um instrumento não apenas de acompanhamento da evolução dos trabalhos, mas também de organização e controle das compras e subempreitadas.